quinta-feira, 9 de maio de 2013

A HISTORIA DA TOPSYS - Capítulos 4 e 5.


CAPÍTULO 4: A PRIMEIRA SEDE

Quando a sede se tornou uma necessidade para o bom andamento dos negócios, eu já era, informalmente, a secretária porque atendia a todos os telefonemas, filtrava os mais importantes, anotava os recados e agendava algumas visitas para a semana, etc.
Não posso deixar de dizer que foi quase um ultimato meu que nos levou a sair em busca de um escritório, pois minha casa estava um caos: antes de deitar tinha que tirar da cama placas de rede, modens, hds, cabos e parafusos e meus filhos já não podiam brincar em nenhum canto da casa porque tudo era do trabalho.
Neste momento, o sócio preferiu continuar sozinho e nós partimos para formalização da empresa.
Encontramos o nosso endereço na primeira vez que saímos para rodar imobiliárias, foi olhar o imóvel e decidir. Seria ali o nosso escritório do jeito que imaginamos com móveis azuis e sob os ares do Tremembé.
Alugamos inicialmente uma única sala que com uma divisória servia de recepção e laboratório, com uma pequena bancada de uns três metros de parede a parede; pontos de rede e internet para os testes e a montagem e instalação das máquinas.
Já era o ano de 2002 e meu filho mais velho estava terminando o segundo grau e um curso técnico em telecomunicações, que exigia o cumprimento de estágio. Logo, ele e o melhor amigo, Ricardo, vieram estagiar na nossa bancada técnica. Em seguida, foi a vez da namorada do meu filho que fazia o mesmo curso. Começava a se desenhar o outro departamento da TOPSYS.




CAPITULO 5 : O APRENDIZADO DOS PRIMEIROS TÉCNICOS

Meu filho, Rafael, estudava pela manhã e, à tarde, cumpria suas horas de estágio, fase onde aprendeu a montar um micro, formatar, instalar o sistema operacional, reconhecer defeitos, detectar presença de vírus no sistema, fazer redes completas desde o cabeamento até a configuração da rede propriamente dita.


Ter conseguido proporcionar o estágio para todos eles foi, sem dúvida, uma das melhores coisas que a empresa nos trouxe!
Também meu filho caçula, nessa época, ainda no ensino fundamental, voltava da escola e parava na TopSys para almoçar e fazer as tarefas e trabalhos escolares até porque em casa não ficava ninguém. Dessa forma, não demorou muito pra que ele também estivesse envolvido nos pequenos serviços e se interessasse por aprender a montar um micro, instalar o sistema, etc.

Nenhum comentário:

Postar um comentário