quarta-feira, 15 de junho de 2011

Mantras de Mãe

Quando eu era pequena, morava numa rua bastante movimentada e perigosa. Não me lembro de uma única vez em que eu ou meus irmãos fôssemos sair que minha mãe não dissesse: _ cuidado com a rua, olhe pros dois lados!

Todas as mães tem um arsenal de frases (leve o agasalho, não fique sem comer, volte cedo) que elas repetem para nós, dia após dia, e que a gente se irrita, acha que já ouviu demais e que as palavras entram por um ouvido e saem pelo outro...

Hoje, eu olho minha nora falando com meu netinho de 1 ano e vejo, nos olhinhos atentos dele que aquela voz é a única no mundo pra ele: ela alerta, incentiva, elogia,canta, repreende, explica; é a voz da consciência, da sabedoria, a voz do amor.

Minha mãe, quando gritava, às vezes lá de seus afazeres, "cuidado com a rua", era quase um mantra, ela tinha que fazer aquilo. Era pra gente, mas era também para que Deus ouvisse; era um toque imperativo de mãe dizendo aos anjos "não posso olhá-los agora, cuide deles por mim". Nos dias atuais, provavelmente, dir-se-ia que minha mãe tem TOC ( transtorno obsessivo compulsivo). Eu digo que ela tinha e tem intuição, sabedoria, cumplicidade com Deus.

Tantas vezes, mãe, eu estava correndo para a rua com os pés no chão e a cabeça na lua e o seu alerta me trazia de volta e a atenção se voltava para a rua, os perigos, freei muitas vezes na beira da calçada com seu alerta, obrigada.

Mamãe tem 82 anos e sete filhos com as seguintes idades: 62,60,58,57,50,46 e 40...todos vivos e bem criados; sei que ela olha pra nós e tem orgulho e não tem culpas por ter deixado de dizer ou fazer, por omissão.

Com os filhos adultos, a gente tantas vezes quer dizer tudo e se cala. O bom senso diz: ele é maior de idade. O amor diz: ele é seu filhinho... Cuidem-se, meus amores! Olhem para os dois lados ao atravessar uma rua, não se exponham a riscos desnecessários, alimentem-se bem, não bebam antes de dirigir , conservem suas vidas como o tesouro que elas realmente são. E saibam que quando eu não falo nada, já pensei, já pedi, já tive meu particular com Deus e aquietei meu coração para quem eternamente vocês serão responsabilidade minha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário