quinta-feira, 1 de novembro de 2012

SEU FILHO PRECISA SUBIR AO PÓDIUM?


A gente fala tanto em inclusão, em ter um olhar respeitoso e carinhoso com as diferenças, mas a maioria dos pais, hoje, cria os filhos dando ênfase apenas para a competitividade. Dizem para as crianças que elas tem que ser magras, perfeitas, inteligentes e vencer sempre! Elas precisam ser as melhores nos estudos, nos esportes, nas artes... aprender idiomas, tocar instrumentos musicais, correr, nadar, dançar. E as preferências pessoais e os dons de cada um? Ah, isso fica pra depois; o que importa é ser o número um, o melhor, o invencível!
Como criar um ser humano generoso dentro dessa ótica?
Como fazê-lo compreender que as pessoas especiais são iguais e que ele não é melhor que ninguém, se você mãe/ pai, diz o tempo todo o contrário? E mais que isso, que existe felicidade na diferença. Uma pessoa pode ser feliz sem passar em todas as provas e processos seletivos da atualidade. Existe felicidade sem medalhas de ouro. Ou mesmo de prata. A felicidade é ser amado e aceito do jeito que se é; a felicidade está em ser livre e poder estudar aquilo que deseja, trabalhar no que gosta e poder desistir de coisas que não significam nada ou que trazem frustrações.
O grande desafio de hoje é criarmos nossos filhos para serem felizes, mas mais que isso para serem generosos, tolerantes, humildes. Não crie um medalhista prepotente candidato à depressão aos 14 anos de idade.
E lembre-se: a felicidade dele é dele, uma conquista pessoal que vem de muita busca... do jeito dele e não do seu jeito. Simples assim.

Fernanda Bega.

Nenhum comentário:

Postar um comentário